Itapeva-SP. Quarta, 23 de Abril às » Página Inicial       » Anuncie no Portal Itapeva       » Patrocinadores       » Minha Conta       » Fale Conosco
Pesquisar em
Avançada »
  • Página Inicial
  • Notícias de Itapeva e Região
  • Guia de Empresas e Serviços
  • Galeria de Imagens
  • Classificados
Última atualização: 30/10/2009 11:32
Seguro Estágio - Apenas R$ 19,95 por ano para você, Estagiário

O mais barato, rápido e fácil de contratar. Contrate e imprima na hora o seu documento.

/ Página Inicial     / Região     / Educação de Buri realiza projeto com Bandinha de Sucata » Voltar

Educação de Buri realiza projeto com Bandinha de Sucata

17/2/2007 19:45:22
 

Crianças, brincando, descobrem a rica cultura brasileira
Propiciar às crianças a valorização da cultura brasileira, contribuindo com a construção da identidade social do aluno, através da vivência de um vasto repertório de brincadeiras e canções populares, contidas no folclore do país e perenizadas no Carnaval. Com este objetivo a escola de educação infantil, “Maria Stephano Maluf” (Rei Leão), de Buri, realizou durante toda semana pré-carnavalesca um projeto educativo de resgate das tradições populares brasileiras.
Desde a última segunda-feira, 12, alunos começaram a recolher sucata e transformá-la em instrumentos de percussão alternativos. E justamente a Bandinha de Sucata foi um dos pontos altos do “grito de carnaval”, realizado pela nesta sexta-feira, 16, em dois períodos, pela manhã às 10h e à tarde às 15h.
Chocalhos, reco-recos, tambores e muitos outros instrumentos foram confeccionados a partir de latas de refrigerante, tampinhas de garrafa, pratos descartáveis e outros produtos recicláveis. “É um trabalho que se estende em vários níveis, desde a conscientização da reciclagem e reaproveitamento de materiais, até a musicalização infantil, passando pelo folclore”, explica a diretora da escola, Ivonete Abreu Galvão.
O projeto contou com apoio de pais e professores. “Tradicionalmente, as crianças nos pedem para realizarmos as chamadas festinhas de carnaval para virem à escola fantasiadas. Este ano, optamos por esta novidade com objetivo de aprofundar o nosso conteúdo educacional”, comenta a coordenadora pedagógica da escola, Ednir Arratu.
As crianças do Maternal C (com idades entre três e quatro anos) e do Jardim (com idades entre quatro e cinco anos) participaram do projeto.
A professora Marieni Zilocchi Miguel, secretária municipal de Educação, lembrou que a preservação das manifestações folclóricas brasileiras é um elemento importantíssimo na formação da identidade cultural das crianças, não só de Buri, mas de todo país. “A Secretaria incentivou diretores, coordenadores e professores a trabalharem com o tema que é bastante vasto. Com o Carnaval podemos explorar muitos temas e aproximar o cotidiano dos alunos das atividades de sala de aula, complementando o aprendizado e tornando-o mais atrativo e empolgante”, complementa.

 
Versão para Impressão
 
Voltar a página anterior
Portal Itapeva - Copyright © 2014   -   Todos os Direitos Reservados » Página Inicial       » Sobre Nós      » Patrocinadores      » Fale Conosco