Itapeva-SP. Quinta, 24 de Abril às » Página Inicial       » Anuncie no Portal Itapeva       » Patrocinadores       » Minha Conta       » Fale Conosco
Pesquisar em
Avançada »
  • Página Inicial
  • Notícias de Itapeva e Região
  • Guia de Empresas e Serviços
  • Galeria de Imagens
  • Classificados
Última atualização: 30/10/2009 11:32
Seguro Estágio - Apenas R$ 19,95 por ano para você, Estagiário

O mais barato, rápido e fácil de contratar. Contrate e imprima na hora o seu documento.

/ Página Inicial     / Saúde     / Saúde faz palestra para incentivar o aleitamento materno » Voltar

Saúde faz palestra para incentivar o aleitamento materno

6/8/2009 15:14:29
 
Jaqueline Martins

Durante esta semana de 01 a 07 de agosto aconteceu a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A secretaria de Saúde de Itapeva, através do Ambulatório de Saúde Materno Infantil realizou no dia 04, uma palestra para as futuras mamães que freqüentam o serviço especializado.

A técnica de enfermagem, Roseli Franson Ventura foi a responsável por transmitir as gestantes qual é a importância de amamentar e quais são os benefícios do leite materno no primeiro ano da criança.

“O leite materno é completo em todos os sentidos para os bebês. O vínculo da mãe com o filho é bem maior”, destaca. Franson falou ainda sobre a forma correta e o tempo adequado para que realmente o neném se satisfaça e ganhe peso. “O aconselhado nos primeiros meses é amamentar de duas em duas horas, pois quanto mais o bebê mama mais leite a mãe produz”, diz a técnica de enfermagem.

Na ocasião ela também explicou os fatores que podem interferir no reflexo da descida do leite. “Pensamentos positivos, confiança, segurança, carinho estimulam a produção do leite materno. Já o nervosismo da mãe, insegurança, dor, ansiedade, stress são fatores que inebem a descida do leite”, frisa.

Na ocasião, a assistente social Joana de Oliveira que também trabalha no Ambulatório Materno Infantil falou sobre os cuidados que a mamãe deve ter para evitar as rachaduras na mama.

“Muitos mitos são falados sobre o assunto, mas uma das técnicas que dão resultado é passar o próprio leite depois das mamadas e colocar o bebê para mamar de forma correta, já evitam as rachaduras”, diz.

Para as mamães, Patrícia da Silva que está prestes a ganhar o filho e Damaris Ferreira que está no oitavo mês de gestação e dará ao seu filho o nome de Lucas, a palestra foi bastante válida para orientar sobre o aleitamento materno. “Muitas dúvidas que temos sobre o assunto podemos esclarecer aqui. Além disso, aprendemos sobre a importância do leite para o nosso filho e a forma correta de como o neném deve mamar”, diz Damaris.

Já para a mamãe Patrícia, a palestra ensina como evitar os problemas que levam a não produzir o leite humano. “Descobri que nós mesmos somos a responsável pela diminuição do nosso leite e que a alimentação adequada também estimula a aumento do leite materno”.

Na ocasião as palestrantes destacaram que os bebês que não são amamentados no seio adoecem com mais freqüência e gravidade e que o leite humano é de fácil digestão, fornece proteção contra diarréia e infecções urinárias e respiratórias.

Entre as gestantes, as Agentes Comunitárias de Saúde, Telma da Silva e Regina Rocha e a conselheira municipal de saúde, Lídia Mara Cândido também compareceram para levar as mamães do bairro, os ensinamentos adquiridos na palestra. Ao final todas ganharam amostra de uma receita nutritiva e rica em vitaminas para ajudar na digestão e na produção do leite materno.


Confira a Receita da Granola:

Ingredientes:
1 xícara de proteína texturizada de soja
1 xícara de aveia em flocos
½ xícara de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de coco ralado
2 colheres (sopa) de uva passa

Modo de preparo:
Misture a proteína de soja, a aveia e o coco. Leve ao forno aquecido em 180ºC, até ficar bem torradinho e crocante. Retire do forno, acrescente a uva passa e o açúcar mascavo, deixe esfriar. Experimente com leite, iogurte ou com frutas.

Mais informações para a imprensa:
Departamento de Comunicação - Prefeitura Municipal de Itapeva
Tel (15) 3526-8042
E-mail: imprensa@itapeva.sp.gov.br  

Confira as fotos. Clique na imagem para ampliar.

As ACS Telma e Regina.
As mamães, Damaris e Patrícia.
Atual campanha do Aleitamento Materno.
O melhor alimento para o neném é o Leite materno.
Regina fala as gestantes presente no ambulatório Saude materno infantil.
Técnica Regina ensina qual é a postura ideal para a mãe e o bebê.


 
Versão para Impressão
 
Voltar a página anterior
Portal Itapeva - Copyright © 2014   -   Todos os Direitos Reservados » Página Inicial       » Sobre Nós      » Patrocinadores      » Fale Conosco